top of page
  • Foto do escritorDr. Carlos Rava

A radiografia do quadril com artrose



O objetivo deste post é mostrar para os pacientes como uma artrose se apresenta nas radiografias. A primeira coisa que precisamos saber ao olhar para um radiografia é que você deve olhar para ela como se estivesse observando um pessoa de frente, sendo assim a esquerda da imagem representa o quadril direito da pessoa da qual o exame foi realizado e o lado direito da imagem representa o quadril esquerdo.

No quadril, o movimento articular ocorre entre as cartilagens articulares que revestem a cabeça femoral e a cavidade acetabular (local do encaixe da cabeça do fêmur na bacia). Este movimento ocorre entre superfícies macias e lisas de forma suave e sem atrito.

No exame radiográfico não conseguimos visualizar as cartilagens, mas temos uma boa noção da sua espessura através da análise do espaço articular. O espaço articular, na verdade, não é um espaço vazio, ele é ocupado pelas cartilagens que estão em íntimo contato. De forma geral, o espaço articular deve medir em torno de 5 mm, indicando cartilagens de espessura adequada e saudável.

No quadril artrítico há redução ou até mesmo ausência do espaço articular, ou seja, a cartilagem foi destruída e o movimento passa a ocorrer através das superfícies ósseas que são ricamente inervadas e causam dor.

756 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page