Terapia Diamagnética
O que é e como funciona?
Diamagnetismo é o termo utilizado para designar o comportamento de materiais que são repelidos na presença de campos magnéticos, ao contrário dos materiais paramagnéticos e ferromagnéticos que são atraídos por campos magnéticos. A água é uma substância diamagnética e será repelida quando exposta a campos magnéticos e esta repulsão será maior nos campos magnéticos mais intensos. A bomba diamagnética CTU mega 20 gera campo magnético pulsado de alta intensidade (2 tesla) que irá interagir como os diversos tecidos do nosso corpo ricos em água.
A Bomba Diamagnética representa uma das principais evoluções no campo da medicina de reabilitação não invasiva. Ela utiliza a interação seletiva sobre os diferentes tecidos do corpo humano (osso, músculo, tendão, ligamento, nervo) nos tratamentos, isso significa que o equipamento consegue agir sobre a estrutura desejada.
O tratamento é realizado em sessões e os benefícios surgem já nas primeiras semanas. As sessões podem ser realizadas de 1 a 3 vezes por semana dependendo do problema. E o tratamento pode estender-se de 6 sessões até o tratamento contínuo em caso de lesões crônicas dolorosas irreversíveis.
A terapia diamagnética de alta intensidade e baixa frequência surgiu na Europa e chegou ao Brasil após alguns anos em 2021 e a diamagnética Paraíba será a quarta clínica no Brasil a oferecer esta tecnologia não-invasiva e indolor.
Características da terapia diamagnética:
-
Não-invasiva e completamente indolor - não tem cortes ou picadas de agulha.
-
Adaptável à complexidade e ao estágio de evolução da doença.
-
Passível de aplicação logo após ao trauma ou nas fases pré e/ou pós-operatória
-
Permite intervir através pele danificada (escaras, pé diabético, feridas pós-operatórias) sem necessidade de contato direto com a pele
-
Permite intervir sobre curativos ou gessos sem necessidade de contato direto com a pele
Os principais campos de aplicação da terapia diamagnética são:
-
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA: lesões músculo-tendinosas, patologias degenerativas do sistema osteoarticular, fraturas e pseudartroses, patologia vascular óssea
-
MEDICINA ESPORTIVA: distensões na virilha, tendinites, contraturas e rupturas musculares, resultados de entorses e contusões • flebologia e angiologia: edemas linfáticos, inflamatórios e pós-traumáticos
-
FISIATRIA: como integração em tratamentos de reabilitação para cuidado e prevenção em patologias do sistema músculo-esquelético e em desfechos neurológicos
-
TERAPIA DA DOR
-
NEUROLOGIA: neuropatia periférica
-
ANGIOLOGIA: linfedema
-
REUMATOLOGIA: nas doenças inflamatórias e reumáticas
Tratamentos regenerativos
Na última década os termos medicina regenerativa e ortobiológicos tem sido escutados com muita frequência no meio médico e agora já começam a circular também entre os pacientes.
O que são os ortobiológicos e quais as suas aplicações?
Ortobiológicos são uma parte da medicina regenerativa que se utiliza de substâncias ricas em células e/ou fatores de crescimento coletadas do corpo do próprio paciente na tentativa de tratar lesões ortopédicas musculares, ósseas, tendinosas, articulares ou neurais. Eles têm a capacidade de diminuir a dor, acelerar a cura e melhorar a recuperação.
Os ortobiológicos são uma terceira alternativa de tratamento, menos invasiva do que as cirurgias. Eles podem ser utilizados como terapia individual, complementar ou alternativa ao tratamento conservador (medicamentos e fisioterapia) ou ao tratamento cirúrgico. De forma alguma os ortobiológicos extinguirão estas duas formas já consagradas de tratamento.
Infiltrações guiadas por ultrassom
Muitos casos de dor músculo-esquelética nos membros ou coluna são resistentes aos tratamentos convencionais com medicamentos e fisioterapia e podem ser tratados sem intervenções cirúrgicas. Os procedimentos guiados por ultrassom permitem a aplicação precisa de medicamentos ou ortobiológicos no ponto gerador da dor. Geralmente os procedimentos são realizados com anestesia local na clínica, sem a necessidade de internação hospitalar e o paciente pode retomar a sua rotina de trabalho no mesmo dia ou dia seguinte.